A primeira escola cívico-militar do Espírito Santo foi inaugurada no bairro Vila Bethânia, em Viana, na Grande Vitória, nesta segunda-feira (12).
Por causa da pandemia, as aulas presenciais no município estão suspensas e ainda não há previsão de retorno. Além das aulas básicas, os estudantes também terão as disciplinas de ética, cidadania e civismo.
A escola de ensino fundamental João Natalício Alves Pereira tem estrutura para receber 600 alunos do 1º ao 9º ano. Todas as vagas já estão preenchidas. Quem quiser matricular o filho ou filha tem que deixar o nome numa lista de espera.
Viana inaugurou escola cívico-militar — Foto: Reprodução/TV Gazeta
A secretária municipal de Educação, Luzian Belisário, explicou que a escola funcionará com uma parceria entre o Executivo municipal com a Polícia Militar.
“Nós temos um convênio com policiais da reserva e que tem formação acadêmica em uma das áreas da educação e vão conduzir essas disciplinas. A gente adaptou a quantidade de aulas nesta escola para agregar essas disciplinas nos conteúdos ditos obrigatórios”, explicou Luzian.
A professora Laudiceia de Souza é moradora do bairro Vila Bethânia e as duas filhas dela estão inscritas para estudar na escola. Ela contou que está aguardando as vagas há vários meses e está com expectativa para o retorno das aulas.
Por enquanto, os alunos inscritos para a escola estão recebendo material didático para as aulas remotas por onde começaram o ano letivo. Assim que as aulas presenciais voltarem no município, eles serão transferidos para a unidade inaugurada.